segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Esse tal de Newborn...

Hoje em dia, tem se falado muito das "sessões Newborn" que são aquelas fotos do bebê recém nascido. Mas pouca gente sabe como essas sessões funcionam e ainda existem muitos mitos em relação a esse tipo de fotografia. E, foi pensando nisso, que resolvi dedicar o post de hoje a "fotografia Newborn".



Os recém nascidos são extremamente frágeis e sensíveis e, por isso, fotografá-los não é uma tarefa tão simples quanto parece. Recomendo que as fotos sejam feitas nos primeiros 20 dias de vida do bebê. Nesse período, ele dorme bastante e seus membros são mais flexíveis, o que facilita o trabalho do fotógrafo. 



A presença da mãe durante a sessão é de extrema importância porque transmite segurança ao bebê. Além disso, a sessão dura de 2 a 4 horas, dependendo do comportamento do recém nascido. Durante esse período, a mamãe irá fazer as pausas com o bebê, quando necessário, e amamentá-lo. Esse processo deve ser bem tranquilo para o recém nascido, por isso, oriento os pais que escolham um dia para a sessão em que não tenham muitos compromissos





Alguns fotógrafos exploram algumas posições bem diferentes e mirabolantes do bebê, fazendo até montagens para isso. Eu sou a favor do "menos é mais" e, principalmente, a favor da segurança e do conforto do bebê. Acho que algumas coisas são desnecessárias e, o mais importante é registrar a naturalidade do momento.


É uma fase tão especial e tão única tanto para o bebê quanto para a família. Os primeiros dias de vida, a chegada a um mundo novo, um universo totalmente inédito para eles. São tantas descobertas em tão poucos dias...



E é por isso que dou mais importância aos olhares, ao formato da boquinha meio aberta enquanto dorme, aos detalhes dos dedinhos das mãos, às unhas tão pequenas que quase não enxergamos, aos pézinhos que parecem bisnaguinhas, enfim, a todas essas particularidades desses seres que são tão pequeninos e, ao mesmo tempo, de uma expressividade gigante.



O ensaio Newborn exige dedicação e paciência do fotógrafo e também dos pais. É uma sessão demorada, que requer muita atenção e cuidado. O bebê precisa estar confortável e seguro, e essa é a preocupação primordial. 
O protagonista é o recém nascido e ele é quem manda no ensaio. Se for necessária a utilização do aquecedor pra deixar o quarto quentinho e confortável pra ele, assim será, mesmo que os adultos estejam pingando suor.  Se ele se irritar e começar a chorar, vamos parar a sessão pra que ele se acalme, seja mamando ou recebendo carinho no colo da mãe. 



O resultado é uma recordação maravilhosa, uma fase linda da vida do bebê eternizada em fotos cheias de amor!  A quantidade de fotos depende muito do comportamento do bebê ao longo do ensaio e da disponibilidade de tempo do papai e da mamãe. Mas cada foto é tratada com muito carinho, nos mínimos detalhes. 
Se você tem interesse em realizar esse tipo de sessão com seu filho, envie um email para brunapereirafoto@outlook.com









Nenhum comentário:

Postar um comentário